sábado, 12 de maio de 2012

O Distrito de Catolés em Abaíra -Ba


       Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Catolés, datada de 1775, construída pelos bandeirantes. 
Catolés é Distrito da cidade de Abaíra - Ba e fica a cerca de 36 km da sede. Catolés fica no alto, circundada pela Serra da Tromba, é lugar visitado por turistas de todos os cantos, os que curtem aventuras e que querem um clima ameno, serras e picos (o mais alto do Nordeste fica em Catolés de Cima, próximo a Catolés.), cachoeiras e lindas paisagens. Vale a pena visitar.

       Fundado na segunda metade do século XVIII, Catolés, segundo a lenda local, foi fundado por um bandeirante que tendo o seu filho desaparecido, fez uma promessa que onde fosse encontrado, ele edificaria uma igreja. Seu filho foi encontrado morto, e ele construiu uma igreja em homenagem à sua santa protetora: Nossa Senhora do Bom Sucesso. Construído em estilo colonial, o distrito é um pelourinho perdido nas matas do sertão. Com várias cachoeiras, como a do Guarda-Mor, a da Samambaia, o açude, as Grunas, o rio subterrâneo, pinturas rupestres e os casarios em estilo colonial, fazem de Catolés em Abaíra, uma ótima atração para os amantes da natureza.

Visitem também: www.catoles.blogspot.com.br



Fonte: Google

Catolés em festa
Fonte: Google


Foto: Wagner Almeida Alves Ribeiro


Foto: Wagner Almeida Alves Ribeiro (Dadi)


Monumento ao garimpeiro, uma homenagem de Catolés aos garimpeiros bandeirantes que fundaram a vila. Segundo o historiador e escritor Renato Luís Bandeira, que morou alguns anos em Catolés, a vila foi fundada em 1725 pelos bandeirantes que aqui vieram em busca de ouro.

Foto: Wagner Almeida Alves Ribeiro (Dadi)



Fonte: Google



Fonte: Google



A artista Maria do Carmo Carvalho é natural do distrito de Catolés, município de   Abaíra, mas mora atualmente em São Paulo e pinta com maestria quadros a óleo retratando o cotidiano e a beleza da natureza.


Fonte: Google

Dadi ao lado do garimpeiro
Foto: George Wagner Novais Ribeiro


Uma curiosidade: Ao cavar o lugar para a construção do monumento, Mestre Gil, o artesão responsável achou algumas gramas de ouro.

Foto: George Wagner Novais Ribeiro


Um comentário:

  1. amo a CHAPADA DIAMANTINA, conheço MUCUGE,JOAO CORREIA,CASCAVEL,ABAIRA entre outros municipios porem nao conheço CATOLES espero na proxima ir conhecer se DEUS quiser

    ResponderExcluir